31 de agosto de 2021

Projeto Nascendo Cidadão já está em funcionamento na Maternidade Dr. Gileno de Sá

Foi inaugurada com a presença do prefeito Junior Marabá, a unidade interligada do cartório de registro civil, dentro do Hospital e maternidade Dr. Gileno de Sá: O projeto Nascendo Cidadão.

A unidade, que já está em funcionamento, irá possibilitar que os recém-nascidos já saiam da maternidade com a sua certidão de nascimento e o número do CPF.

A pequena Maria foi a primeira a ser registrada pelo projeto. A mãe, Dona Eliete Ferreira, comemorou a iniciativa.

“Muito boa essa ideia! Amei, porque quando era lá no outro [Cartório] demorava bastante. A gente tinha que levantar cedo para ir, hoje as coisas facilitaram bastante”, disse.

A diretora do Gileno, Marina Fagundes, falou do projeto. “É um ganho muito grande para todos os nossos futuros luiseduardenses”.

“Estamos muito felizes, será um ganho quanto à qualidade e eficiência do serviço, pontuou a secretária de Saúde”, Maria Gabriela Izoton.

A Maternidade Dr. Gileno de Sá realiza 80% dos nascimentos do município. O projeto representa um serviço essencial para a comunidade.

“Os registros de nascimento vão funcionar na medida em que as mães tiverem alta, elas vão comparecer aqui com a declaração de nascido vivo, que é emitido pelo próprio hospital e os documentos pessoais do pai e da mãe”, explicou o titular do Cartório de Registro Civil, Clauzio Barbosa Carvalho.

A juíza de Direito da 2º Vara Cível de Luís Eduardo Magalhães, participou da cerimônia e falou do papel da Justiça em melhorar a vida da comunidade.

“Eu fico muito feliz com esse projeto, não o abandono, se por ventura eu sair daqui ele irá comigo também para outros lugares, porque é algo realmente que tem que ser feito, uma contribuição que temos que dar à sociedade. E Luís Eduardo merece todos os projetos que possam ser feitos”, pontuou.

O prefeito Junior Marabá comemorou a parceria. “É mais conforto para nossas famílias. O nosso papel é humanizar cada vez mais os nossos serviços e hoje nós temos uma grande alegria de ter uma parceria aqui com o Cartório de Registro Civil, onde a mamãe no momento em que tiver o seu bebê, ela vai poder fazer o registro da sua criança”, concluiu.