11 de março de 2024

Projeto ‘Meu Primeiro Voto’ é lançado em Luís Eduardo Magalhães

Foi lançado na tarde desta quinta-feira (07), na sala do júri, do Fórum de Luís Eduardo Magalhães, o projeto ‘Meu Primeiro Voto’, iniciativa da 205ª Zona Eleitoral, em parceria com a Prefeitura do município, através da Secretaria da Cidadania.

O objetivo do projeto é incentivar jovens e adolescentes a tirarem o seu primeiro título e promover entre esse público, a ferramenta digital título net, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O título net pode ser acessado pelo link: https://encurtador.com.br/etCMY.

Quem pode tirar o título?
– Quem completar 16 anos até a data da eleição
– Brasileiros com 18 anos ou mais
– Jovens de 16 e 17 anos

Como tirar o título de eleitor pelo Título Net?
O processo é totalmente digital e pode ser feito sem que a eleitora ou o eleitor precise sair de casa: basta acessar o título net, pelo link: https://encurtador.com.br/etCMY, no Portal no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Quais documentos usar?
Para tirar o título eleitoral, é necessário digitalizar e anexar os seguintes arquivos:
•documento de identificação oficial com foto (frente e verso);
•comprovante de residência atualizado;
•uma fotografia (selfie) segurando o documento.
Pessoas do sexo masculino também devem apresentar o comprovante de quitação do serviço militar no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano em que completam 19 anos.

Como acompanhar o pedido?
Após o cadastro, é possível acompanhar a tramitação do pedido também pela internet. Para isso, basta informar o número do protocolo gerado durante a primeira etapa do atendimento.
Com o número do título em mãos, você pode baixar o aplicativo e-Título no celular, por meio da Play Store ou da App Store.
A versão digital serve como documento oficial e pode ser apresentada ao mesário no dia da eleição. E ainda é possível imprimir o documento, no botão “Imprimir Título Eleitoral”.