12 de maio de 2023

Prefeitura promove evento em homenagem à Semana da Enfermagem

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (10), no auditório do Sindicato Rural, evento em homenagem à Semana da Enfermagem, comemorada entre 12 e 20 de maio.

O encontro, que reuniu cerca de 200 estudantes e profissionais da área, contou com palestras dos representantes do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-Ba), Jefferson Alves, Mariane Costa e Juliana Brandão, que falaram sobre as atribuições e demandas da categoria.

Semana da Enfermagem
O Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro comemora-se em 12 de maio e essa data foi escolhida em homenagem à Florence Nightingale, que nasceu em 12 de maio de 1820 e é considerada a mãe da enfermagem moderna. Já no dia 20, é a vez da comemoração dos Auxiliares e Técnicos. No Brasil, essa data homenageia Ana Néri, pioneira da enfermagem no país.

A importância da profissão
O Enfermeiro Andrei de Oliveira, que atua no Posto de Saúde do bairro Conquista e é professor, falou sobre a importância da Enfermagem. “A Enfermagem tem ganhado uma repercussão muito grande, presente não só nas unidades básicas de saúde, mas nos hospitais e nas salas de aula”, pontuou. Ele lembrou que ter uma secretária de Saúde e um diretor de saúde que são enfermeiros, fortalece a categoria.

Betânia Almeida, que atua no Ida Klein, localizado no Mimoso 3, falou do amor pela Enfermagem. “A nossa profissão é uma expressão de cuidado, de carinho, de amor, de humanidade e do respeito ao próximo”.

O enfermeiro obstetra e coordenador do CPN Vilma Ramos Guerra, Jerri Adriano, falou da diversidade de funções dentro da área. “Como Enfermeiro Obstetra, em uma das áreas que mais crescem nesse ramo da Enfermagem, estamos sempre buscando dar uma melhor assistência aos nossos pacientes, afinal o Enfermeiro pode ser o que ele quiser”.

A coordenadora do Centro Cirúrgico do Hospital e Maternidade Dr. Gileno de Sá, Helday de Arruda Costa, explicou que a profissão é muito dinâmica. “Escolhi a Enfermagem para cuidar das pessoas e nesse momento exerço a função de coordenadora, na área administrativa, mostrando que é possível assumir
várias faces dentro da nossa profissão”, disse.