04 de abril de 2024

Prefeitura é importante parceira da Associação dos Amigos dos Autistas de Luís Eduardo Magalhães

Em 02 de abril se comemora o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Em Luís Eduardo Magalhães, a data faz parte do calendário comemorativo do município, através de lei municipal. LEM conta com uma importante instituição sem fins lucrativos, fundada em 2016, que realiza o trabalho de atendimento às pessoas com o transtorno, a Associação de Amigos do Autista de Luís Eduardo Magalhães(AMALEM).

A associação atende atualmente 500 pessoas e conta com a importante parceria da Prefeitura do município, através de convênio que cede 12 profissionais para atuação na instituição, além do custeio do aluguel.

O atendimento na AMALEM é gratuito, individualizado e multiprofissional. A diretoria da entidade é formada em sua maioria, por mães de crianças autistas, que viram na parceria, um caminho para buscar um lugar de acolhimento para outras crianças com o mesmo transtorno.

O Autismo
O Autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por alguns comprometimentos na interação e comunicação social, associado a padrões de comportamentos repetitivos e restritos. O diagnóstico e o tratamento precoce são determinantes para a autonomia da criança.