21 de novembro de 2023

Onero Costa pode ser a primeira escola de LEM com modelo Cívico-Militar

Há uma grande possibilidade da Escola Municipal Onero Costa da Rosa iniciar o ano letivo de 2024 com o modelo de gestão Cívico-Militar. A iniciativa é resultado de parceria entre a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria Municipal de Educação e a Polícia Militar da Bahia, por meio da 85° CIPM.

Este modelo de ensino propõe uma divisão das gestões ficando a responsabilidade administrativa e pedagógica das escolas nas mãos de educadores da Secretaria Municipal e a gestão disciplinar passa para os militares.

A Escola Onero Costa atende hoje 894 estudantes do 6° ao 9° ano, de 11 a 14 anos de idade. A previsão para 2024 é de que aumente esse número para 1032. O diretor da unidade escolar, Reidson Pereira, contou que os pais dos alunos estão muito empolgados com a novidade. “Eles estão muito esperançosos e a procura por vagas já aumentou”.

Reidson contou ainda da alegria que é gerir a primeira instituição nesse modelo. “É um sonho tornando-se realidade. Ganha o município, ganha a comunidade escolar, porque a gente sabe que as escolas militares têm os melhores resultados na educação”.

Para o comandante da 85° CIPM, Major Pedro Paulo, responsável por implantar esse modelo em outros municípios do Oeste, os trâmites estão bem adiantados.

“A escola de gestão compartilhada ela dá muitos resultados. As escolas militares estão entre as melhores na Bahia e no Brasil, além do mais incentivam a disciplina e o respeito ao professor. E esse é um ganho não só para os alunos, mas também para o bairro. Estamos fazendo esse esforço em conjunto com a Prefeitura, para que consigamos implantar no ano que vem essa escola de gestão compartilhada”, ressaltou o Major.