25 de julho de 2023

Diminuição de casos de dengue e zero de mortes pela doença, são destaques de Luís Eduardo Magalhães em Congresso Nacional de Secretarias de Saúde

A secretária municipal de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, Maria Gabriela Izoton, participou do 37º Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, o CONASEMS, realizado de 16 a 19 de julho, em Goiânia (GO). Na oportunidade, apresentou os resultados positivos das ações conjuntas realizadas contra a dengue no município. O grande destaque foi o Programa Minha Rua Limpa e o reflexo na diminuição dos casos de dengue na cidade, o que zerou o número de óbitos pela doença em 2023.

“Esse trabalho conjunto que iniciou em 2021, nos trouxe resultados significativos agora em 2023, com números baixíssimos de pessoas com a doença, além de que zeramos os óbitos, o que é ainda mais importante”, contou a secretária, que apresentou os números do Programa desde então. “Em 2021, foram 4.329 casos notificados de dengue. Desses, 1.462 confirmados e três pessoas morreram com a doença. Em 2022, 3.971 notificações, com 1.120 casos confirmados e uma morte. Em 2023 os números caíram de forma significativa. O número de notificações diminuiu para 299 e apenas 14 casos foram confirmados, sem o registro de mortes pela doença”, ressaltou.

O Minha Rua Limpa surgiu em plena pandemia, com um surto de arboviroses e funcionava numa parceria entre Saúde e Infraestrutura. Pela manhã, agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias visitavam as residências dos bairros mais endêmicos, ou seja, com maior número de notificações, e conscientizam a população sobre a necessidade de vistoriar o quintal e acabar com os focos do mosquito.

Os moradores eram orientados a deixarem na frente de casa qualquer objeto que pudesse se tornar um criadouro do Aedes aegypti, como garrafas, pneus e resíduos sólidos em geral. No período da tarde, as equipes de Infraestrutura recolhiam os entulhos e demais resíduos sólidos depositados pelos moradores.

“Essa parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo foi fundamental para o sucesso do nosso trabalho”, pontuou a secretária Maria Gabriela.