19 de julho de 2023

CPN Vilma Ramos Guerra comemora 1º ano de funcionamento com 154 motivos para celebrar

Há exatos 365 dias, em 19 de julho de 2022 era inaugurado o Centro de Parto Normal Vilma Ramos Guerra, em Luís Eduardo Magalhães. Uma unidade de acolhimento, no qual o principal motivo de existir era dar protagonismo à mulher na hora do parto. Com cinco ambientes dedicados aos nascimentos, construídos visando o bem-estar da mãe, do recém-nascido e dos acompanhantes e com uma equipe especializada, logo o Centro se tornou referência em parto humanizado no Oeste da Bahia.

O primeiro ano de funcionamento do CPN está marcado por muito amor, crianças saudáveis e mamães felizes. Neste período, a equipe multidisciplinar, coordenada pelo enfermeiro obstetra Jerri Caldas, auxiliou no nascimento de 154 crianças.

A primeira delas foi Emanuelly, que nasceu na madrugada de 04 agosto de 2022, com 51 centímetros e pesando 3.5 kg, totalmente saudável e tranquila, que nem mesmo a nossa equipe de reportagem foi capaz de acordá-la. O parto aconteceu na suíte Flamboyant.

A mamãe Edilane Brito, de 33 anos, falou da experiência. “Superou as minhas expectativas. Estrutura excelente, profissionais excelentes, pessoas que realmente sabem o que estão fazendo e deixam a gente à vontade”, pontuou.

Lane contou que quando engravidou de Emanuelly não pensou no parto normal, humanizado, porque essa possibilidade ainda não existia pelo SUS do município. “Eu dei sorte, porque logo que inaugurou a Casa, a minha filha foi a primeira”, comemorou.

Um dos objetivos do Centro é garantir o protagonismo da mulher na hora do parto, e foi essa a experiência vivenciada por Lane. “A maioria das mães não têm muita escolha na hora do nascimento e a Casa de Parto está de parabéns, porque aqui quem decide é a gente. Por isso, eu recomendo a qualquer mãezinha que venha sem medo”.

O coordenador da unidade, Jerri Caldas falou do aniversário do CPN. “Com um ano de funcionamento, a Casa de parto superou todas as expectativas e cada vez mais a população de LEM vem buscando nosso atendimento. A satisfação dos nossos usuários e as boas experiências dos nascimentos têm impulsionado a divulgação do nosso trabalho e ganhado a confiança da população. Muito tem se falado sobre Parto atualmente, as mulheres têm buscado o que é melhor pra elas, e o Parto Normal é a melhor forma de nascer, além dos riscos serem menores para a Mãe e o bebê, é também desta forma que a família pode vivenciar uma experiência única, inesquecível de um momento tão importante”, ressaltou.

A festa de comemoração de aniversário do CPN será no próximo mês, juntamente com a campanha Agosto Dourado.