11 de março de 2024

CAM de LEM celebra 3 anos de funcionamento como marco de política pública para mulheres

O Centro de Apoio à Mulher (CAM), de Luís Eduardo Magalhães, completou três anos de atuação na última sexta-feira, 08 de Março, Dia Internacional da Mulher, com uma grande celebração. A comemoração, promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Cidadania, reuniu autoridades legislativas, do Ministério Público e representantes de órgãos da rede de proteção às mulheres.

A criação do centro, em 2021, representou um marco nas políticas públicas de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, no município. A existência do CAM em Luís Eduardo Magalhães e o suporte oferecido às vítimas tem sido fundamental para o encorajamento das mulheres, o que refletiu no aumento das denúncias. Desde 2021, já são 6.062 atendimentos.

Serviços
O CAM oferece os serviços de acompanhamento jurídico, social e psicológico. A equipe multidisciplinar ainda realiza ações preventivas em escolas, salões de beleza e em programas sociais.

Botão do Pânico
As mulheres assistidas pelo CAM que possuem medidas protetivas contam ainda com o auxílio do Botão do Pânico, um dispositivo eletrônico desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança. Esse aplicativo é baixado no celular das assistidas e em caso de situação de risco elas acionam o Botão e prontamente uma viatura da Guarda Civil Municipal se desloca até o local da ocorrência. Atualmente, 115 mulheres já têm o dispositivo em seus celulares.

Equipe
Atualmente, a equipe do Centro de Apoio à Mulher é formada pela coordenadora, Tatiana Krebs, a assistente social, Magdalia Cunha, a advogada Jéssica Sugahara e a psicóloga, Áquila Camargo. Fazem parte ainda da equipe, a assistente jurídica, Vitória, a assistente administrativo Poliana e o motorista Dilson Barbosa.

De acordo com a coordenadora do CAM, Tatiana Krebs, em 2024 as ações de conscientização e prevenção serão intensificadas. “Nós desenvolvemos um importante trabalho de acompanhamento dos casos e suporte às vítimas, e queremos intensificar as atividades de prevenção, nos aproximando ainda mais da comunidade com campanhas e palestras nas escolas, empresas e postos de saúde”, disse.