03 de agosto de 2021

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Nelson Leal se reúne com empresários do setor Industrial e anuncia investimentos

O secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE), Nelson Leal, se reuniu no final da tarde desta quinta-feira (29), com o prefeito Junior Marabá e empresários do Centro Industrial de Luís Eduardo Magalhães.

Na oportunidade, o presidente da Associação das Empresas do Centro Industrial do Cerrado, ACICLEM, Luís Antônio Marques do Rêgo, falou das preocupações do empresariado, entre elas, a melhoria do setor.

Representantes do legislativo também estiveram presentes. “A gente fica feliz de o governo ouvir as reivindicações do empresariado e resolvê-las na medida do possível, por isso estão todos de parabéns”, disse o vereador Victor do Ferro Velho.

“Nós estamos encurtando distâncias, a capital veio até o setor de indústrias, o órgão responsável veio até o empresário, para poder sentar, conversar, debater, então isso é muito importante. Parabéns prefeito, parabéns secretário e parabéns aos empresários que estão aqui hoje, porque dessa maneira nós vamos construir uma Luís Eduardo cada vez melhor”, comemorou Nei Vilares.

A superintendente da Superintendência de Gestão Patrimonial para o Desenvolvimento Produtivo (SUDEP), da SDE, Jucimara Rodrigues, apresentou o projeto do setor industrial desde o seu início e estará durante todo o dia de hoje juntamente com a ACICLEM, para levantar a situação das empresas que se encontram no setor.

Para o secretário de Governo, Danilo Henrique, ouvir os empresários do setor e as suas necessidades foi de extrema importância.

“Nelson Leal assumiu a pasta recentemente e já o trouxemos para dentro do Centro Industrial, para essa conversa franca com o empresariado município, ele sabe do potencial de Luís Eduardo, e está disposto a colaborar, tanto é que deixou a superintendente da SUDEP à disposição dos Associados para facilitar a coleta de dados”, disse.

O prefeito Junior Marabá anunciou um valor destinado a pavimentação do centro industrial e que o município vai entrar com uma participação.

“Estamos à disposição para que a gente avance. Queremos melhorar a situação de Luís Eduardo Magalhães durante o nosso mandato. Então esse é o primeiro ponto: o diálogo. Temos esse recurso de R$ 800 mil reais do estado, que já podemos fazer obras, e entrar com recursos do município, para acelerar essas melhorias. E a segunda etapa é fazer a manutenção, e a gente tem pautado as associações”, pontuou.

O titular da SDE, Nelson Leal trouxe um dado importante, quase 80% do ICMS da Bahia está concentrado na Região Metropolitana de Salvador, e o governo do estado quer descentralizar essa arrecadação.

“Precisamos promover a descentralização da renda para o interior. Preparar o distrito, para quando a Fiol chegar aqui, estejamos prontos para escoar toda essa produção. O que nós precisamos fazer é que esse distrito esteja tomado por empresas, novas indústrias e novos empreendedores”.

Também participaram do encontro, o diretor de Indústria e Comércio, Gilson Sena, diversos empresários e os vereadores Lisvan Vasconcelos, Zadinho Motinha, De do Sol do Cerrado, Fábio Rocha e Reinildo Nery.