21 de julho de 2021

Programa de atendimento à população em situação de rua terá local de acolhimento em Luís Eduardo Magalhães

A população em situação de rua está tendo um acolhimento todo especial em Luís Eduardo Magalhães. Desde fevereiro, a Prefeitura, através da Secretaria de Trabalho e Assistência Social atendeu 371 pessoas, por meio do programa PopRua. Dessas 76 retornaram aos seus municípios de origem.

“Nós acolhemos e encaminhamos para o mercado de trabalho, para o serviço de saúde e também para a sua cidade natal, aquele que quer retornar. São muitos os casos. Agora a gente quer expandir esse serviço, sobretudo agora, no período de pandemia, tendo uma sede própria de acolhimento, onde essa pessoa vai poder tomar um banho, fazer uma refeição, dormir. Esse é um projeto xodó de todo nós, do prefeito e nosso, o atendimento à população em situação de rua. Na próxima semana teremos mais novidades”, contou a secretária de Trabalho e Assistência Social, Scheilla Bernardes.

De acordo com a titular da pasta, a pandemia evidenciou as desigualdades, o que aumentou o número de pessoas vivendo em situação de rua. “Pessoas chegando em busca de trabalho, pessoas que tinham emprego e deixaram de ter e acabaram ficando em situação de rua. Aí a gente iniciou esse trabalho”, explicou.

A Secretaria conta com uma equipe formada por um coordenador, uma assistente social e uma psicóloga para fazer as abordagens na rua. Atualmente, o Abrigo São José é um grande parceiro da Prefeitura no programa.