17 de fevereiro de 2021

Profissionais da linha de frente da Covid-19 são primeiros vacinados em LEM

Os primeiros profissionais de saúde de Luís Eduardo Magalhães, que atuam na linha de frente do combate à pandemia do coronavírus, foram vacinados na tarde desta terça-feira (19), na Unidade de Controle Covid-19 (UCC).

“É um momento histórico, é muita emoção. Recebemos hoje pela manhã 730 doses e já estamos conseguindo imunizar alguns profissionais da saúde hoje no final da tarde”, ressaltou o secretário de Saúde, Darkson Marques.

A primeira a ser vacinada foi a técnica de Enfermagem Amanda Tarata, de 26 anos foi a primeira pessoa a ser vacinada no município. Natural de Barreiras, Amanda veio para Luís Eduardo ainda pequena e atua na Unidade de Controle Covid-19 (UCC) desde agosto de 2020. “Esse é um momento de muita gratidão. Estou aqui representando toda a minha classe da linha de frente. Muita gratidão, porque foram muitos momentos difíceis e essa foi uma vacina muito esperada”, contou.

O enfermeiro e coordenador do SAMU, Leonardo Ramos de 40 anos foi o segundo a ser vacinado. Há mais de 10 anos atuando no serviço de urgência e emergência, ele contou que o trabalho dobrou durante a pandemia. E comemorou a chegada da vacina. “É com enorme satisfação, uma alegria imensa em estar participando desse pontapé inicial da vacinação aqui no município, representando o pessoal do SAMU. Nós que estamos na linha de frente atendendo os pacientes com casos confirmados e casos suspeitos”, coordenador do SAMU. “É uma esperança de que a Covid-19 não venha a ser tão letal, mas que fique de forma leve e não venha causar tantos danos no mundo inteiro”, concluiu.

Também do SAMU, o terceiro a ser vacinado foi o condutor socorrista, Odair José Silva, de 44 anos. “Agora o mais esperado aconteceu, já temos a vacina na cidade e isso traz um conforto para muitas pessoas”.

O último a ser imunizado nesta terça-feira, foi o médico Matheus Ferrari, de 26 anos, que atende há oitos meses na UCC, que expressou o desejo de que a vacina chegue a mais pessoas. “Estamos na linha de frente, temos um contato maior com o vírus trabalhando aqui na UCC e espero que logo todos consigam receber a dose da vacina”.

Para a diretora da UCC, Kenia Guedes, responsável por aplicar a vacina nos quatro profissionais, foi um momento marcante. “É uma oportunidade ilustre poder prestigiar esse momento de muita emoção para todos os envolvidos que se empenharam para que a gente pudesse estar tão breve imunizando os profissionais e também a população”.