24 de fevereiro de 2022

Professores de LEM participaram de formação na área de deficiência visual voltada ao atendimento de estudantes Cegos e com baixa visão

O município de Luís Eduardo Magalhães têm avançado no caminho para oferecer uma educação ainda mais inclusiva. 
Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), passaram por formação em Braille, Avaliação da Visão Funcional e Adaptação de Material, nesta segunda (21), terça (22) e quarta (23). Com duração total de 40 horas, sendo 24 horas presenciais e 16 horas online. Esse curso foi muito aguardado pela categoria. Atualmente no município, duas estudantes têm cegueira total e um número muito maior apresenta baixa visão. A professora Alexandra Rosa, falou da importância da capacitação. 
“É um curso que nos dá habilidade para que possamos inserir esse conhecimento junto com o aluno de maneira correta, para que ele possa compreender o mundo ao seu redor e ter a confiança que essa aprendizagem está sendo realmente efetiva e eficaz”, pontuou. 
Quem ministrou a formação foi a psicopedagoga e integrante da Associação Jequieense de Cegos, Irai Silva Santos. De acordo com a especialista, o principal objetivo desse curso, é garantir o direito das pessoas com deficiência visual. 
“A Secretaria de Educação, através da Gerência de Saúde  Educacional, está oportunizando aos professores conhecer a realidade da pessoa com deficiência visual e promover essa inclusão, com adaptação de material pedagógico, fomentando as possibilidades que essa pessoa tem, mesmo com a limitação”, explicou. 
Os cursistas serão multiplicadores desses conhecimentos para os professores da rede regular.