03 de abril de 2023

Ontem, 2 de abril foi comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Apoio: LEM: A importância de uma Associação pioneira no tratamento de pessoas com Autismo
Em 2 de abril se comemora o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Em Luís Eduardo Magalhães, a data faz parte do calendário, através de lei municipal. LEM conta com uma importante instituição sem fins lucrativos, fundada em 2016, que realiza o trabalho de atendimento à pessoas com o transtorno, a Associação de Amigos do Autista de Luís Eduardo Magalhães(AMA-LEM).
A AMA-LEM atende atualmente 90 pessoas, de 3 a 30 anos de idade, mas a fila de espera ainda é grande. São ao todo, 303 matriculados. O atendimento é gratuito, individualizado e multiprofissional. A diretoria da entidade é formada em sua maioria, por mães de crianças Autistas, que viram na parceria um caminho para buscar um lugar de acolhimento para outras crianças com o mesmo transtorno. Como Daiane Gorgen, Daniela Defante, Cristiane Ferreira e Fran Oliveira.
O Autismo
O Autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por alguns comprometimentos na interação e comunicação social, associado a padrões de comportamentos repetitivos e restritos. O diagnóstico e o tratamento precoce são determinantes para a autonomia da criança.
A AMA-LEM continua em atividade, através da doação de pessoas da comunidade, arrecadação de fundos através da realização ou participação em eventos e do convênio realizado com a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.