10 de novembro de 2021

Núcleo Municipal de Regularização Fundiária foi inaugurada nesta segunda (08), em Luís Eduardo Magalhães; mais um compromisso de campanha cumprido

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Agricultura, em parceria com o INCRA e o Programa Titula Brasil, inaugurou nesta segunda-feira (08), o Núcleo Municipal de Regularização Fundiária (NMRF), um dos primeiros passos para que as famílias que vivem no Assentamento Rio de Ondas recebam a posse da sua terra.

Participaram da cerimônia, a presidente da FAEB, Carminha Missio, a representante do Sindicato dos produtores rurais, Greice Kelli Fontana, membros do Núcleo, presidentes das Associações da Vila I, II, III, IV e Nova Esperança. O diretor Executivo, Walter Baldoni e os vereadores Sandra da ONG, Adelar Cappellesso, Irmão Deusdete, Lisvan Vasconcelos e Nei Vilares.

Para a presidente da Vila II, Fabinha Barbosa que reside na localidade há 25 anos, o Núcleo será um divisor de águas.

“Teremos um acesso mais fácil entre a comunicação dos assentados e o Incra. Vai ser um fortalecimento para a nossa comunidade e desde já quero agradecer ao prefeito e ao secretário Kenni pela oportunidade, porque a gente nunca teve uma gestão que pensasse dessa forma”, comemorou.

Atualmente, são 900 famílias morando no Assentamento Rio de Ondas.

“Aqui vamos coletar os documentos, vamos lançar no sistema e ter a abertura do sistema do INCRA, e a decisão final vai ser do INCRA. Eles que vão avaliar pessoa por pessoa. A minha alegria hoje é estar com todos os presidentes, com todas as pessoas envolvidas na agricultura familiar, o nosso prefeito que estendeu o braço desde janeiro, para que as coisas aconteçam. Daqui pra frente vai ser muito trabalho, muita dedicação e conto com as entidades”, ressaltou o secretário de Agricultura, Kenni Henke.

“Hoje é dia de festa, dia de comemoração. Estamos inaugurando o Núcleo de Regularização Fundiária, algo esperado há mais de 20 anos e vamos dar independência à economia dos nossos agricultores familiares. Através disso, vamos dar uma produtividade maior destes agricultores. Sabemos que ali tem a necessidade de água, estrada, técnico agrícola e o principal: o título de sua terra. Para que com o título de sua terra tenha condição de investir em seus negócios”, disse o prefeito Junior Marabá.