30 de setembro de 2021

Melhorias na saúde vêm através de parceria entre Prefeitura e UFOB

Matheus Neiva Garcia está no último período de Medicina. Ele estagiou na Unidade de Pronto Atendimento, UPA, de Luís Eduardo Magalhães. O estágio foi possível graças a uma parceria entre o município e a Universidade Federal do Oeste (UFOB).

“Foi muito legal para conhecer a dinâmica e os profissionais do município, e já abre portas para quando a gente voltar pra cá quando já estiver formado. Achei muito válido e muito importante”.

O médico cirurgião vascular, professor e coordenador do estágio do internato de cirurgia de medicina da UFOB, Dr. Thiago Maia, contou como se dá o processo.

“O aluno de medicina da UFOB, ele vai fazer parte da sua formação aqui em Luís Eduardo. A formação de médico leva seis anos, sendo que os últimos dois anos, a gente chama de parte prática, que é o internato. E esses estágios são feitos em campos. Desde um posto de saúde, até uma sala de emergência de hospital. A UFOB agora está trazendo uma parte do curso de Medicina, fazendo a função da Universidade, que é estar na comunidade. Então podemos dizer que hoje Luís Eduardo tem uma faculdade de Medicina. Tem alunos que vão formar e ficar por aqui e isso para o município é uma vantagem que até pouco tempo atrás a gente não podia nem imaginar”, concluiu.

Para selar a parceria, foi ministrado um curso específico para alguns servidores da saúde do município.

“Mensalmente realizamos os nossos treinamentos para capacitar os nossos profissionais do SAMU, tanto os médicos, enfermeiros e condutores. Este evento de hoje, celebrando tanto o convênio da UFOB com o município e aproveitamos para convidar os médicos e enfermeiros da UPA, que é outra unidade de urgência e emergência, que temos dentro do município, para também participar dessa formação”, contou o coordenador do SAMU, Leonardo Ramos.

“Celebramos essa parceria com o curso de medicina da UFOB com o município de Luís Eduardo Magalhães, proporcionando um campo de estágio, e em contrapartida recebemos também dos professores, Dr. Thiago e a Dra. Inara, a parceria de uma educação continuada, para os nossos médicos, os nossos enfermeiros e também para o nosso SAMU. Então celebramos essa parceria com muita gratidão por estarmos proporcionando esse momento para os profissionais de saúde da nossa rede”, comemorou a secretária de Saúde, Maria Gabriela Izoton.