20 de maio de 2024

LEM: bairro Conquista ganha Ludoteca em parceria com o Instituto Sabin

A comunidade do bairro Conquista e Santa Cruz 3, em Luís Eduardo Magalhães ganhou uma Ludoteca nesta sexta-feira (17), parceria da Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Cidadania com o Instituto Sabin. Essa é a 14º na Bahia e a segunda em Luís Eduardo Magalhães.

A solenidade de inauguração foi ambientada por músicas infantis e pela presença de representantes do Grupo Sabin e de voluntários do Instituto, da prefeitura, além de crianças atendidas pelos equipamentos da assistência social, como o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e projetos sociais.

A Ludoteca é uma sala ambientada, composta por diversos materiais pedagógicos como brinquedos, jogos, livros e recursos lúdicos. O espaço é climatizado e possui a privacidade adequada para a escuta, oitiva ou acompanhamento terapêutico de crianças, adolescentes e famílias vítimas de violência.

Criado em 2008, o projeto Ludoteca tem como objetivo melhorar os atendimentos realizados pelos profissionais que atuam na rede de atenção à violência nas áreas de saúde, justiça, assistência social e segurança pública. O projeto evoluiu e se tornou o Programa Ludoteca que, atualmente, acontece de duas formas: com a doação de bens e serviços para ambientação do espaço físico e a oferta de capacitação continuada para os profissionais da rede de atenção à violência.