22 de setembro de 2022

Em 50 dias, 10 bebês já nasceram no CPN Vilma Ramos Guerra

Em 50 dias, 10 bebês nasceram no Centro de Parto Normal Vilma Ramos Guerra (CPN), em Luís Eduardo Magalhães. O número surpreendeu o coordenador do CPN, o enfermeiro obstetra, Jerri Caldas. “Estamos muito surpresos e contentes com esses nascimentos. Todos sem intercorrências e os bebês muito saudáveis”, comemorou. Jerri contou que já são mais de 30 pacientes vinculados para ter os partos no CPN nos próximos meses.

Estrutura e equipe
O Centro de Parto Normal dispõe de cinco ambientes para os nascimentos, construídos visando o bem-estar da mãe, do recém-nascido e dos acompanhantes. No local são utilizados métodos não farmacológicos para alívio da dor.

Fortalecimento do pré-natal
A triagem para realização do parto humanizado ocorre pela atenção básica, através dos postos de saúde e as mães também podem buscar o atendimento diretamente no CPN. Para usufruir do direito, a paciente deverá ser de baixo risco, ter feito pré-natal com pelo menos seis consultas e os exames laboratoriais de 1º e 3º trimestre. Ter realizado ultrassonografia até a 14º semana de gestação, além da realização das consultas de vinculação, na Casa de Parto. Pacientes que realizaram pré-natal em atendimento particular poderão ser incluídas, desde que realizem pelo menos uma consulta no SUS e respeitem os outros critérios elencados.

Equipe multidisciplinar
A equipe do Centro de Parto Normal Vilma Ramos Guerra é multidisciplinar, composta por 11 enfermeiros obstetras e 10 técnicos de enfermagem, além do coordenador, que também é especialista. A unidade também conta com os serviços de psicologia e fisioterapia. O Hospital e Maternidade Dr. Gileno de Sá é o hospital de referência, caso haja alguma emergência durante os atendimentos.

Contatos
– (77) 3628-0322
– cpnlem2021@gmail.com
– Endereço: Praça Arnaldo Horácio Ferreira, Quadra E, Lote 4-A – Bairro Mimoso (Próximo à UPA).