22 de março de 2022

Continua nesta segunda, dia 21, palestra nas unidades de saúde de Luís Eduardo Magalhães, com orientações sobre a Tuberculose

Continua nesta segunda-feira, dia 21 de março, às 8h, nas unidade de Saúd de Luís Eduardo Magalhães, sala de espera com palestras e orientações sobre a Tuberculose.

Além de conscientizar a população que procura os postos do município, a iniciativa da Secretaria de Saúde visa realizar a busca ativa de possíveis pacientes com a doença.

A doença
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta os pulmões. Pode ser uma doença silenciosa, mas na maioria dos casos apresenta os seguintes sintomas: tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue.

Cansaço excessivo; febre baixa, geralmente, à tarde; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza; e prostração.

A tuberculose tem tratamento e cura: O tratamento é à base de antibióticos e tem duração de seis meses. É 100% eficaz, mas não pode haver abandono nem irregularidade.

Confira o cronograma
18/03 –8h, Yoshio Shirabe
21/03
– 8h, Maria Brito
– 8h, Moacir Marchesan
– 8h, Mimoso 1
– 8h, Jardim das Oliveiras
– 8h, Ida Klein
– 8h, Alessandra Hillmann
24/03
– 8h, Oscar Doerner
25/03
– 8h, Luis Gustavo
– 8h, Paulo Rodolfo
06/04
– 7h30, Antonio Carlos Faedo
– 14h, Conquista