15 de maio de 2023

Conheça a história da família de Marcos Pereira, contemplada no programa de reforma de casas da Prefeitura de LEM Ele é um dos beneficiários da 2ª etapa do Meu Lar

O catador de material reciclável, Marcos Pereira dos Santos (37), é alagoano e há 16 anos mora em Luís Eduardo Magalhães. Ele, a esposa Elisângela e mais três filhas vivem atualmente em um local totalmente improvisado, no lote em que dividem com parentes, no bairro Top Park. A dona Elisângela está acamada, usando cadeira de rodas, se recuperando de um AVC. Eles fazem parte da segunda etapa do Meu Lar da Prefeitura do município, programa desenvolvido pelas secretarias da Cidadania, Governo e Infraestrutura e Urbanismo.

Marcos, que também faz esculturas com material reciclável para complementar a renda de casa, é o único responsável pela subsistência da família. Ele contou que essa foi a primeira vez em que uma gestão municipal olhou para a situação dele e da sua família.

Dona Elizângela e Marcos vão receber uma casa praticamente do zero, levando em conta a condição do local em que eles vivem. “Não tem como reformar barraco, a gente não tem casa”, contou. O trabalhador já está ansioso com os resultados do Programa Meu Lar. “A primeira coisa que eu quero colocar quando receber a minha casa, é a frase: ‘foi um presente de Deus’, porque nós temos que ser gratos sempre”, disse.

O Programa Cesta Cidadã da Prefeitura também faz parte do dia a dia da família. “A cesta básica que me ajuda tanto todo mês. Então esse é o segundo programa que eu participo, essa dádiva”.

Na próxima semana, novas famílias serão incluídas na segunda etapa do Programa.

50 famílias foram contempladas na Primeira Etapa
A primeira etapa do Programa foi concluída em dezembro de 2022, com a entrega de 50 residências completamente reformadas, em 11 bairros da cidade. Um investimento superior a R$ 600 mil. Entre as principais melhorias realizadas nas moradias, a colocação de forro PVC, estrutura do telhado, revisão e instalação elétrica, execução de chapisco e reboco, pintura interna e externa, instalação de janelas e portas, revestimento cerâmico, entre outros.